Acerca de mim

A minha foto
Aveiro, Portugal
Being passionate about wine is nothing new to us, so we opened in November 2009, a venue dedicated (but not exclusively!) to this great passion of ours. Here you will find a variety of products and services, such as delicatessen, cold cuts and cheeses, wine tastings, food & wine harmonization services, etc.. Actually this store can be described as a concept store around what we do best in Portugal! Moreover, in the walls at the entrance you can read "experience Portugal", not only are we trying to incite our visitors to taste great portuguese products, but primarily to challenge those visitors to experiment more, to take more chances and let themselves be surprised in the process...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dona Fátima 2011 no TOP 50 do Vinho Português para Julia Harding MW

A reconhecida crítica de vinhos Julia Harding MW (Jornalista do Ano em 2011) selecionou o seu TOP 50 de vinho Português - incluindo um vinho branco feito com uma variedade de uva quase extinta que foi redescoberta recentemente.
Na seleção dos 50 melhores vinhos portugueses, a Master of Wine Julia Harding tinha mais de 1200 vinhos de qualidade para seleção, incluindo vinhos espumantes, vinho do Porto, Moscatel e Madeira. O fato de uma das suas escolhas ser o “Dona Fátima” da ManzWine, que é o único vinho do mundo atualmente feita exclusivamente utilizando a uva Jampal, faz com que a lista ainda mais significativa.

Este grande vinho estará em degustação no nosso espaço nos próximos dias 13 e 14 de Julho!

 

Dona Fátima é um dos vinhos que foram apresentados num roadshow de apresentação do Julia Harding Top 50 Portuguese Wines. O roadshow organizado pela ViniPortugal, contou com a presença do Trade, dos Media e de consumidores, que viram e provaram os melhores vinhos que Portugal tem para oferecer em Londres (15 de Junho), Edimburgo (20 de Junho) e Manchester (21 de Junho).
O triunfo da uva Jampal é um triunfo para o pequeno produtor em Portugal, mas também um modo de vida quase esquecido. Proprietário, André Manz mudou-se com sua família para a pacata vila de Cheleiros, na Costa Oeste de Portugal, em 2004, a compra de uma pequena vinha com uma variedade de uva praticamente desconhecido chamado Jampal.
Especialistas aconselharam André a substituir a casta, devido à sua baixa produtividade, mas ele persistiu com a colheita. Ele diz: "Eu não queria produzir uma grande quantidade de vinho. O que eu queria era um bom vinho. Então eu disse 'vamos tentar este ano e, se o resultado não for bom, vamos mudá-lo no próximo ano'. "
Mas o resultado superou todas as expectativas, com um vinho branco fora do comum, causando uma sensação entre todos os que provavam. Dona Fátima tem um aroma cheio de intensa frescura, sustentado, uma boca elegante persistente, mineralidade e um bom equilíbrio de acidez com complexidades adicionais de carvalho novo.
O entusiasmo que vem de criar algo único impulsionou o projeto Jampal e levou à honra de ser colocado entre os melhores de Portugal. "É realmente uma honra ser classificado entre os melhores vinhos em todo o país", diz André Manz. "É mais do que podíamos ter imaginado quando iniciámos poucos anos atrás. Mas isso é uma prova para o nosso vinho notável e com a variedade de uva que tivemos a sorte de recuperar. "